MEU PERFIL

Nasci em 1º. De dezembro de 1976, em São Paulo. Formei-me no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado no ano 2000.
Sou afetada pela Doença de Stargardt, uma enfermidade de origem genética ocular progressiva que causa a degeneração gradativa da mácula, porção central da retina. Por isso possuo baixa visão, atualmente por volta de 5% nos dois olhos.
Meu objetivo ao criar este blog é incentivar as mulheres, que enxergam ou que não enxergam, a se valorizarem, a terem uma auto-estima elevada. Porque a dificuldade de enxergar não impede ninguém de realizar projetos, de se auto-maquiar, de fazer tudo o que se deseja.

Sejam bem-vindas e muito prazer!

25 ideias sobre “MEU PERFIL

  1. Boa Noite,

    Acabei de conhecer a sua história num canal de TV fechado e resolvi enviar esta mensagem de apoio.

    Fiquei emocionado ao ver que apesar da sua limitação de visão você superou os seus obstáculos, concluiu os estudos, atua profissionalmente, pratica esporte e realiza com sucesso muitas outras tarefas do cotidiano e tudo isso sendo uma mulher linda, de beleza admirável. Parabéns pelo seu esforço, garra, coragem e determinação.

    Espero que seu exemplo sirva de motivação para todas as pessoas que encontram algum tipo de limitação e faço votos para que você consiga conquistar cada vez mais a sua independência.

    Torço para que o avanço da ciência traga uma resposta, mas independente disso as dificuldades podem nos fazer aflorar o que temos de melhor.

    Espero que essa singela mensagem lhe motive a seguir em frente sabendo que muitas pessoas te admiram e se espelham em suas lutas e conquistas.

    Atenciosamente,
    Fabiano

    • Olá Fabiano. Muito obrigada pela força. Espero ter ajudado muitos deficientes visuais a se motivarem e também meu objetivo é informar a sociedade que existe uma deficiência visual em que a pessoa deixa de enxergar muitas coisas, mas ainda tem uma acuidade visual. Muitas vezes, somos incompreendidos porque enxergamos, mas não enxergamos. Às vezes somos mal interpretados, acham que estamos nos aproveitando da bengala para obter benefícios, etc.
      Um abraço!

  2. Lucia, vi o programa no Natgeo e, por curiosidade, procurei os protagonistas na web e achei este blog. Achei sensacional sua mensagem aqui pois, apesar de dificuldade em ver, vocês 3 são vistas e inegavelmente lindas. Te desejo sucesso em sua jornada e parabéns pela traquilidade em lidar com seus dilemas. E lembre-se: cada um de nós tem seu céu e inferno oarticular. Todos, sem exceção.

  3. Olá Lúcia ! Fiquei bem feliz em encontrar este blog que certamente me trará informações e acima de tudo autoestima .Também possuo uma baixa visão(com uma acuidade visual em torno de 5%).Adoro me vestir bem,e recentemente tenho tomado a iniciativa em me maquiar de forma independente .Ainda preciso aprender muito,porém o simples fato de reconhecer este desejo e ir em busca de estratégias já me satisfaz ! Espero aprender muito com você! Atualmente auto como assistente social no conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Blumenau,e gosto de externalizar sempre em minha fala,atitude e comportamento ações que ilustram a autonomia e independência de nosso segmento .Parabéns por seu trabalho !

    • Oi Daiane!
      Que bom que você gosta de se arrumar e encontrou meu blog! Espero que você goste das minhas dicas e assista meus vídeos. Meu intuito é mesmo motivar outras mulheres como nós, com baixa visão ou cegas, que desejam estar sempre bonitas.
      Adorei ler seu comentário! Fique à vontade para dar sugestões e críticas. Pode pedir também algo que você queira aprender. Se ainda não souber como fazer, vou buscar saber mais e me aprimorar!
      Um beijo grande!

  4. Olá Lúcia,
    Tenho 24 anos e sou portadora de Retinose Pigmentar (doença degenerativa da retina, que também ocasiona a perca da visão)… Sempre gostei de maquiagens mas por causa da deficiência nunca conseguir me maquear sozinha.
    Achei seus videos no YouTube, e quando estava assistindo pensei que você não tinha nenhuma deficiência visual, de tão lindas que ficam suas makes, dai achei seu blog e fiquei impressionada ao ler seu perfil.

    Parabéns, você é motivo de inspiração, pelo menos para mim, vou me esforçar
    para aprender a fazer makes sozinha, com ajuda de seus tutoriais, é claro!

    Muito obrigada
    Forte abraço

    • Oi Keyza!
      Seja bem vinda ao blog!
      Espero poder ajudar você e tantas outras mulheres que desejam estar sempre bonitas e com a autoestima lá em cima!
      Deixe suas dúvidas nos posts que quiser, ok?
      Um beijo grande!

  5. Olá, li sua matéria na globo.com e fiquei admirado na força e vontade que tens no que você faz… Parabéns continue assim sempre tão linda e inteligente. Tenha muita paz no seu coração, beijos….

  6. Oi, Lucia ! Que bom te encontrar ! Vi a reportagem e na hora reconheci você do Janda. Eu nunca imaginei…Fico muito feliz com o blog, a entrevista, a iniciativa !
    Desejo sempre muito sucesso à você !!!

    • Oi Tati! Tudo bem? Você é a Tatiana irmã da Raquel ou do Rodrigo? É que tinham duas Tatianas no Janda, né? rs … Que bom falar com você! É muito bom recuperar o contato, né?
      Um beijo grande!

      • Sou a irmã da Raquel ! Rs… estou mmmuito feliz como o seu blog, jamais tinha imaginado isso ! Não sabia desta sua luta (nunca desconfiei !). Fico feliz que a sociedade caminhou para a informação, discernimento e acolhimento das pessoas que possuem características pouco conhecidas do senso comum. Que você tenha se encontrado, uma mulher linda (sempre foi !) e vaidosa que, agora, curte como nunca os prazeres femininos da maquiagem ! Estou no Face como Tatiana E. Buzze. Minha irmã é produtora de arte e trabalhou em várias emissoras, caso você queira maior visibilidade ! Um beijo enorme !! 😉

        • Oi Tati! Pois é, é uma luta desde que eu tinha 8 anos, quando comecei a perder a visão. Você não sabia porque eu não me abria com ninguém, era difícil minha aceitação. O curioso foi que, desde que resolvi aceitar e me expor mais, as coisas melhoraram bastante para mim. Vou te procurar no Facebook e também a Raquel! Quero sim a ajuda de vocês, para poder atingir mais pessoas com o blog. Obrigada e um beijo grande!

  7. Amei conhecer seu blog! Só quero lhe dar os parabéns por esse trabalho, frito com tanto carinho e competência ímpar… Sim, também tenho baixa visão. Abraços querida.

  8. Olá Lucia, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog e por sua iniciativa tão bela!
    Me chamo Luana e sou maquiadora profissional há 5 anos, no momento estou cursando faculdade de Terapia Ocupacional na UFPR. Na faculdade participo de um projeto para pessoas com deficiência visual, e umas das demanadas que minhas pacientes levantarão foi a de reaprender a se maquiar depois de terem perdido a visão. Então, para atender a demanda delas, estou montando um grupo de automaquiagem para pessoas com deficiência visual e pesquisando na internet vi que você fez aula para reaprender a se maquiar, aí gostaria de saber como foi essa experiência, se você tem alguma dica ou sugestão como aluna para me dar.
    Se você puder me ajudar, me manda um email para luanaa.to@gmail.com ou lamaquiadora@gmail.com
    Agradeço desde já!

    • Olá Luana!
      Obrigada pelo comentário!
      Fique tranquila, que vou te enviar um email contando um pouco e passando algumas dicas.

      Um beijo grande!

  9. Olá querida, Parabens pelos seu desempenho. Adoraria q aqui no RJ tivesse um curso desses pós tenho baixa visão e gostaria muito de aprender a me maquiar. Assisto aos seus vídeos e fico testando em mim. Acho q vou conseguir. Bjs

    • Oi Leila, tudo bem?
      Adorei saber que você me acompanha e procura praticar sua automaquiagem! O curso que fiz algumas aulas não é específico para pessoas com deficiência visual. As técnicas que eu passo para vocês aqui no blog foram criadas por mim, segundo o que eu fui praticando e adaptando para nós. O curso é dado graciosamente pelo maquiador, mas ele ensina as formas de aplicação comuns, conforme ele faz suas maquiagens, mas com maior ênfase na aplicação dos produtos com as pontas dos dedos.
      Continue acompanhando e praticando bastante. Quanto mais a gente faz, mais aprimora a técnica.
      Obrigada por comentar!
      Um beijo grande!

  10. oi boa noite,
    eu tbm tenho a Doença de Stargardt e estava triste pensando no meu problema foi quando eu resolvi pesquisar na net algumas coisas como sempre faço , só que dessa vez resolvi procurar no youtube foi quando eu vi um video muuuito lindo de pessoas com Doença de Stargardt e vi a sua historia fiquei muito emocionada pois me identifiquei muito com você , infelizmente não conheço ngm com o mesmo problema que eu.. as vezes me sinto muito sozinha sem niguém para conversar . bjs .

    • Oi Karoliny,
      Eu compreendo tudo isso. Também me senti assim por muito tempo.
      Vou te adicionar em nosso grupo de pessoas com Stargardt.
      Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *